top of page

Dia 12 Novembro 2023

Conf_edited.jpg

 

SINOPSE

“Incêndios : a mulher que canta”


Incêndios é uma longa metragem Franco-Canadense dirigida por Denis Villeneuve, o realizador de filmes como “Arrival”(A Chegada), “Blade Runner 2049”, ou mais recentemente um remake de “Dune”.

Filme produzido em 2010, foi uma adaptação de uma peça homónima do libanês Wajdi Mouawad, tendo ganho o oscar da Academia na categoria de melhor filme estrangeiro, dando assim a conhcer ao mundo de Hollywood a genialidade de Denis Villeneuve.

A acção decorre entre o Canadá e um país do médio Oriente, intencionalmente não especificado no filme. Referências várias apontam, no entanto, como muito provável, que se passe no Líbano, durante o período de 1975 a 1990, quando este país passou por uma terrível guerra civil. Ao longo das mais de duas horas de filme assistimos aos esforços despendidos por um casal de gémeos para satisfazer os desejos testamentários da sua mãe Nawal. Após ter vivido no médio Oriente deixa aos filhos a estranha incumbência de entregar uma carta ao pai, que supunham morto, e a um irmão cuja existênca também desconheciam. Nesta busca às origens das suas próprias raízes e à descoberta da verdade das suas existências, as cenas e as imagens tocantes que habilmente o realizador utiliza, levam-nos, num turbilhão de emoções a questionarmo-nos também sobre a natureza das relações familiares, a nossa própria genealogia, o fanatismo religioso, o mal estar na civilização, o ódio e a importância do Amor nas relações interpessoais.

Pela partilha de todas estas reflexões, e muitas outras, e num enquadramento dos ensinamentos da Filosofia Rosacruz, estamos certos será esta mais uma matiné que todos apreciarão. Por razões logísticas agradecemos a confirmação antecipada da presença.


Fraternalmente                                                                        GEFRC Fiat Lux

bottom of page