Dia 13 Novembro 2022

Conferência.JPG

SINOPSE

Caros Amigos,

Apesar do materialismo e do positivismo científico que comandam a Humanidade (e as sociedades), nos dias de hoje, desde sempre, em todos os lugares e épocas, quer os homens comuns quer os eruditos, intuíram a existência de algo mais para além daquilo que se  apresentava aos sentidos. A maneira de conceber a natureza e o cosmos contemplou sempre e, muito mais do que supomos, e do que a história conta, a certeza da existência de um "Princípio Espiritual" ontologicamente superior à realidade humana, tal como sempre foi ensinado em todas as tradições mistéricas. Existe uma história menos conhecida, mas bem ilustrativa de como muitos dos pensadores, ao longo de milénios, colheram a sua inspiração no filão luminoso da "Tradição Universal", do Gnosticismo, do Hermetismo e da Cabala, entre outros.  

Nesta apresentação pretende-se ilustrar como o conhecimento espiritual foi uma preocupação fundamental das maiores luminárias da Humanidade.

Muitos cientistas, médicos, físicos, matemáticos, filósofos políticos e até religiosos foram atraídos pelo esoterismo ocidental e dessa fonte imanaram muitas das suas ideias e formulações. Ênfase será dado ao impulso Rosacruz, surgido na Alemanha em 1614, herdeiro da tradição esotérica do Ocidente.

Quem são os Rosacruzes? Constituíram mesmo uma escola de Mistérios, ou foram apenas um conjunto de Indivíduos eruditos que se rebelaram contra o conhecimento filosófico  e "ciência" da época, bem como contra a ortodoxia da igreja? Qual a relação entre o Rosacrucianismo e a Maçonaria?

Estas apenas algumas questões a abordar nesta primeira  sessão em que fundamentalmente se visa mostrar como o ideal Rosacruz  se  repercutiu,  nas mais variadas áreas, desde a ciência à educação, continuando perfeitamente actual e válido até hoje.

Receberemos com alegria todos os interessados nestes temas, convictos que pela partilha de todos sairemos mais "iluminados" deste encontro.

Por razões logísticas agradecemos a confirmação da presença.


Fraternalmente                                                                        GEFRC Fiat Lux